quarta-feira, 4 de maio de 2016

Exu Sete Catacumbas


Exú 7 catacumbas ou catatumba erroneamente chamado é considerada uma poderosa entidade na Umbanda no e Candomblé, conhecido como o Mestre 7 Catacumbas. Segundo os membros da umbanda essa entidade tem uma característica muito impressionante que o destaca de outros exús, dizem que assim que ele vai embora do centro espírita arrasta consigo tudo de ruim que houver no terreiro (toda a energia negativa assim como espíritos inconvenientes). 
Os umbandistas costumam descrever esse ser como uma entidade séria e nervosa que não tem misericórdia de espíritos que atrapalham o sossego alheio, no entanto é um fiel protetor e grande conselheiro. 

O Exú 7 Catacumbas é uma espécie de policial que executa as ordens de todos os Orixás (espíritos e entidades de nível mais elevado) no plano mais denso. É um mensageiro que entra e sai das zonas umbralinas (uma espécie de inferno das religiões espíritas), sem temor, assumindo uma forma ameaçadora para fazer-se respeitar. 
É um Exú que sem a força dos Orixás não atuaria no mundo, pois são eles os operários incansáveis dessa entidades. Temido por não admitir a desobediência, ele aplica castigos a quem é também guardião.Não admite desobedecer aos seus superiores,respeita a hierarquia de forma exemplar,mantendo a ordem de forma que respeitando será respeitado.Jamais abandona sua ganga,e considera traidor os que isso faz. Ele faz na verdade cumprir a lei de causa e efeito (bateu levou). 

Segundo os espíritas mesmo punindo quando há merecimento, o Exú 7 Catacumbas também cura doentes e concede maiores facilidades em alcançar o que desejamos. É um faxineiro do universo astral, porque purifica os ambientes e pessoas desmanchando todo tipo de magia negra. É comum ver sua legião preocupadas em alertar contra males, jamais trabalhando contra a lei divina do bem.

O Exu das Sete Catacumbas é ligado aos mistérios do cemitério (como seu próprio nome sugere), das trevas, magia e necromancia. É um mago que atua protegendo e rondando os cemitérios para que haja paz e ordem entre os trabalhos, feitiços, rituais nos lugares "santos".

É um guardião que ronda de cova em cova os cemitérios, por essa razão ele quase sempre é representado junto de 7 túmulos.

Um comentário:

Obrigado pela visita.